Atenção 4j1i56

Fechar

ESG 5x1z3k

Reputation Day 2025 marca o lançamento da pesquisa inédita f4a4h

De São Paulo
No dia 15 de maio de 2025, especialistas e pesquisadores em comunicação, reputação corporativa e gestão empresarial se reuniram para o Reputation Day 2025, evento realizado pela Knewin, com curadoria de Tatiana Maia Lins e apoio da ESPM – SP.
O evento, que aconteceu no auditório da ESPM TECH, das 14h às 18h foi um espaço de debate e troca entre profissionais do setor, com apresentação exclusiva dos principais dados e insights da pesquisa "Panorama da Gestão da Reputação no Brasil". Este estudo inédito mapeou práticas, desafios e oportunidades na gestão da reputação no país e foi realizado pela Knewin, com coordenação de Tatiana Maia Lins, que é consultora em gestão da reputação, fundadora da Makemake Reputação, professora e mestranda da ESPM. A pesquisa foi apresentada por Lucas Nazário, CEO da Knewin e por Gabriel Andrade, analista de marketing da Knewin e responsável pelo estudo.
"Realizamos esta pesquisa porque é importante mapear como as empresas estão lidando com um dos ativos mais estratégicos no mundo corporativo: a reputação. O material apresenta uma visão geral da reputação empresarial, além de dados sobre os pilares reputacionais que moldam a percepção pública de marcas. Com este estudo, a Knewin reafirma seu compromisso em promover discussões relevantes e auxiliar marcas a enfrentar os desafios da gestão reputacional", afirmou Leandro Bianchi, Chief Sales & Marketing na Knewin.
A pesquisa traz um retrato atual sobre como organizações brasileiras lidam com reputação em um cenário marcado por transformações digitais, ESG, cultura de cancelamento e exigências crescentes de transparência e propósito. Os resultados apontam a necessidade de maior amadurecimento da gestão da reputação no país, uma vez que entre os pesquisados, apenas 12% das empresas se consideram altamente preparadas para crises, com planos detalhados e simulações regulares.
Outro ponto de alerta vem do fato de que apenas 12.7% consideram o público interno o que mais impacta a reputação de uma empresa. Isso pode ser um sinal de que os profissionais no Brasil ainda não entenderam o impacto da cultura corporativa para a reputação. "Todos os pontos de contato que os diferentes stakeholders possuem com uma empresa derivam de interações com o público interno e da cultura da empresa, que impactam a forma como as pessoas trabalham e produzem o que vendem. Portanto, fica o alerta para a necessidade de um olhar mais amplo para a importância do público interno para a reputação", afirma Tatiana Maia Lins, coordenadora da pesquisa, curadora e mediadora do evento.
Já um ponto positivo da pesquisa vem da importância dada pelos respondentes para o papel do consumidor; do cliente, para a reputação das empresas. Este é um dado interessante, pois mostra a compreensão do impacto da satisfação dos clientes nas recomendações, na efetivação das compras e na imagem positiva em redes sociais. Participaram do debate sobre os resultados da pesquisa os professores: Carlos Parente, coordenador do Curso Completo em Gestão de Reputação e Licença Social para Operar da Aberje, Eliza Casadei, Coordenadora do PPGCOM ESPM e Evandro Lopes, Diretor Acadêmico de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da ESPM, junto a Leandro Bianchi e Lucas Nazário, representando a Knewin.
"A ESPM sediou o debate sobre o Panorama da Gestão da Reputação no Brasil porque consideramos fundamental compreender o cenário em que estamos para que possamos – academia e mercado – navegar com mais segurança em um ambiente cada vez mais sensível à percepção pública. A reputação hoje é um fator determinante de competitividade e sustentabilidade dos negócios", afirmou Evandro Lopes, Diretor Acadêmico de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da ESPM.
Além da apresentação da pesquisa e debate sobre seus resultados, o encontro contou com um sobre como mensurar o ROI das ações que contribuem para o fortalecimento da reputação das empresas. O foi formado por Diego Oliveira, coordenador de pós-graduação pelo Brasil da ESPM, Michelli Peixoto, da Diretoria de comunicação na YDUQS, Rozalia Del Gáudio, Executiva de Comunicação e ESG e Professora da FGV e por Vanessa Vieira, Diretora de marca e comunicação da Motiva.
Ao final do evento, Fabiano Beppler, cofundador da Knewin, apresentou o que a empresa está desenvolvendo aliando IA às suas ferramentas, que possuem o maior banco de dados de informações abertas da América Latina sobre as empresas, apresentando em primeira mão as novidades.






Veja também 2x4j3h

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.