De São Paulo
Foi lançado nesta quinta-feira, 15 de maio (assista à live de lançamento em https://www.youtube.com/watch?v=Ky2Qp5O5tp8), a versão digital da edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, a 16ª da série histórica, que apresenta uma ampla radiografia setorial, por meio de reportagens, artigos, pesquisas, indicadores de performance, além do tradicional “Ranking das Agências de Comunicação”, que este ano é apresentado em novo formato, com as agências sendo agrupadas pelo porte do faturamento em TOP 3, TOP 10, TOP 50 e TOP Boutiques. Em suas mais de 350 páginas, a publicação, que conta com os apoios institucionais de Aberje, Abracom e ABública, está segmentada em três blocos editoriais.
O primeiro bloco, dedicado ao “Caderno Mercados”, reúne depoimentos de 65 líderes do segmento das agências de comunicação, com opiniões, comentários, informações e reflexões sobre a Comunicação Corporativa. São depoimentos de executivos de pequenas, médias e grandes agências, que atuam em várias regiões do Brasil.
O segundo bloco abrange os indicadores setoriais e o “Ranking das Agências de Comunicação”, conteúdos extraídos da “Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação”, que, este ano, contou com a participação de 192 empresas de todas as regiões brasileiras. Ali será possível conferir a posição de mercado de mais de 100 agências de comunicação e também indicadores como investimentos, serviços mais demandados pelo mercado, índice de confiança dos empresários e executivos do setor, perfil profissional e humano das equipes, entre outros indicadores.
O terceiro bloco reúne reportagens especiais e uma pesquisa inédita – “Revelando ESG” – que ouviu agências de comunicação com o objetivo de avaliar o estágio em que elas se encontram em relação ao tema. As reportagens especiais abordam os temas “COP30” (dupla reportagem); “Futuro da Comunicação Corporativa”; “Mercado Regional”; “Public Affairs”; “Novo Portfólio das Agências de Comunicação”; “Tendências da Assessoria de Imprensa”; “Executivos Brasileiros na Liderança da Comunicação na América Latina”; “Eugências” (nome com o qual o mercado tem chamado as micro agências, muitas vezes de uma pessoa só); e “Inteligência Artificial na Comunicação Interna e na Comunicação Externa”.
A publisher de Plurale, a jornalista Sônia Araripe, é entrevistada na Reportagem Especial sobre COP30. Plurale estará cobrindo a COP30 com equipe e em rede.
Aberta e gratuita em sua versão digital, a publicação pode ser conferida em sua íntegra em https://www.virapagina.com.br/megabrasil/anuario2025/. A versão impressa, com tiragem limitada, estará disponível a partir do dia 30 de maio e custará R$ 150,00 + postagem.