Da Resiclima/ De Recife (PE)
Aprofundar a compreensão sobre a relação entre seres humanos e o clima, e contribuir para a disseminação de informações e educação sobre mudanças climáticas. Esses são alguns dos pilares que norteiam a Rede Resiclima, uma iniciativa colaborativa e interdisciplinar que reúne pesquisadores de mais de 20 instituições do Brasil e do exterior. A Resiclima possui, atualmente, cinco coordenações. A partir de 1o de abril, Washington Soares Ferreira Júnior, docente do campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE), assume a Coordenação Geral da Rede.
O professor Ferreira Júnior é vinculado ao programa de pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza e ao programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Ele sucede o também professor doutor Ulysses Paulino Albuquerque, do Centro de Biociências da UFPE, o qual agora a a comandar a Coordenação de Produção Científica da Resiclima.
De acordo com Ferreira Júnior, o principal objetivo da Resiclima é entender como as mudanças climáticas impactam tanto a sociedade quanto a biodiversidade. A Rede atua em diversas frentes de pesquisa, com a participação de cerca de 30 docentes e seus estudantes de iniciação científica, além de pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
“Investigamos, por exemplo, o interesse do público brasileiro sobre mudanças climáticas nas mídias digitais, a percepção de risco e os comportamentos relacionados ao tema, além dos impactos na saúde, nutrição e biodiversidade. Também analisamos as consequências para os sistemas socioecológicos e buscamos formas mais eficazes de comunicar os riscos das mudanças climáticas”, explica.
O professor destaca o caráter interdisciplinar que permeia as ações e os trabalhos da Resiclima, a qual é integrada por pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas, da psicologia, da ecologia, da etnobiologia, entre outras. Todos buscam entender os desafios das mudanças climáticas que impactam a biodiversidade, assim como diferentes grupos humanos, de forma integrativa. “Assim, à medida que avançamos na coleta de dados, podemos fornecer dados para futuras políticas públicas e informações que possam embasar estratégias de adaptação e mitigação das mudanças climáticas”.
Carta para o Enfrentamento às Mudanças Climáticas
Entre 12 e 17 de agosto de 2024, no Recife, a Rede Resiclima realizou sua I Reunião de Perspectivas Multidisciplinares sobre as Mudanças Climáticas. A escolha da capital pernambucana como sede teve um significado simbólico, pois a cidade está entre as mais vulneráveis do mundo às mudanças climáticas, reforçando a necessidade de uma ação coordenada e eficaz diante desse cenário.
O encontro inter e transdisciplinar foi concluído com a divulgação de carta aberta à sociedade, na qual é apresentado um cenário com alertas e sugestões para o enfrentamento do agravamento da crise climática. LEIA AQUI.
Perfil Washington Soares Ferreira Júnior
Possui mestrado em Biologia Vegetal pela UFPE e doutorado em Botânica pela UFRPE. Atualmente, é Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE) e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno-UFRPE, UEPB, UFPE, UPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA-UPE). Tem publicado diversos estudos e livros no campo da Etnobiologia, envolvendo diferentes aspectos das relações entre grupos humanos e seus ambientes. Particularmente, possui especial interesse no entendimento da estrutura, funcionalidade e evolução de sistemas médicos com ênfase no conhecimento e uso de plantas medicinais.