As fazendas fotovoltaicas serão inauguradas nas cidades de Iranduba (foto abaixo) e Itacoatiara, na região metropolitana de Manaus, e fazem parte das entregas da multinacional sa para o programa de geração distribuída da operadora
Responsável por um dos maiores programas de autoconsumo remoto de energia renovável entre empresas privadas no Brasil, a Claro fechou mais um contrato com a GreenYellow, multinacional sa especialista em transição energética, desta vez para a construção das duas maiores usinas fotovoltaicas de autoconsumo remoto do estado do Amazonas.
Localizadas nas cidades de Iranduba e Itacoatiara, as fazendas solares contam com 2,97 MWp e 3,3 MWp de capacidade instalada, respectivamente. Em Iranduba, a instalação deve evitar a emissão de 198 toneladas de CO2, anualmente, e atingirá uma produção anual de 5,15 MWh, que equivale ao atendimento de 2.580 casas. Já, em Itacoatiara, espera-se que deixem de ser emitidas 237 toneladas de carbono, além de uma produção anual de 6,17 MWh, capazes de prover o consumo energético em 3.098 casas por ano.
As usinas integrarão o portfólio de mais de 100 unidades geradoras do programa Energia da Claro, que, ao longo de 7 anos, se consolidou como referência na modalidade de autoconsumo remoto e conta com plantas em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
A parceria da GreenYellow com a Claro perdura desde 2018 e, com essas duas construções no Amazonas e mais uma em processo de finalização, somam 16 usinas, localizadas em sete estados do País. Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro, afirma que a empresa já tem 75% de seu consumo atendido por fontes renováveis e considerando a soma das frentes de geração distribuída (usinas próprias) e mercado livre (compra de energia limpa) o programa forneceu à empresa mais de 1 TWh (Terawatt-hora) somente em 2023. "A parceria com a GreenYellow contribui para concretizar os nossos valores de sustentabilidade e inovação, sendo fundamental para o compromisso assumido pela Claro de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e, com isso, colaborar com o controle das mudanças climáticas", afirma o executivo.
O presidente da GreenYellow no Brasil, Marcelo Xavier, destaca a importância da iniciativa e do trabalho em conjunto entre as duas empresas. "Temos um orgulho imenso em fazer parte dessa parceria, que resultou nas duas maiores fazendas fotovoltaicas de geração distribuída do Amazonas. Esses grandes projetos fortalecem o nosso compromisso em fazer do Brasil um dos lugares mais sustentáveis do mundo".
No Brasil, a Claro tem trabalhado para reduzir as emissões de carbono, sem a necessidade de uso de créditos de carbono. No acumulado, desde o início do programa até o momento, foram evitadas mais de 400 mil toneladas de emissões de carbono (CO2). Para esse resultado, entre as ações implementadas, a operadora segue descarbonizando todo seu sinal móvel em 20 estados do Brasil e conta com mais de 800 mil painéis solares instalados. E, além do programa 'Energia da Claro', vale destacar a priorização do uso de combustíveis renováveis na frota, parte das emissões diretas e mais significativas no escopo 1.
Mais informações sobre o programa 'Energia da Claro' podem ser conferidas no site: www.claro.com.br/energia-claro
Sobre a Claro
A Claro é o maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. Recentemente, a Claro foi escolhida como a empresa de telecomunicações mais inovadora do Brasil, pela 10ª edição do Prêmio Valor Inovação 2024 e figurou como a 4ª marca mais valiosa do Brasil no estudo Kantar BrandZ 2024. E foi a marca mais valiosa entre as empresas de telecomunicações. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por , banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a internet mais rápida do Brasil no 5G e no Wi-Fi. A rede Claro 5G+ é a mais veloz do Brasil, da América do Sul e da América Latina e oferece a menor latência, a melhor experiência 5G em games e a melhor experiência de streaming de vídeos na rede 5G do Brasil. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.
Mais informações: www.claro.com.br
Sobre a GreenYellow
Em 18 anos, a GreenYellow tornou-se um ator importante na transição energética na França e ao redor do mundo, sendo uma verdadeira aliada de empresas e comunidades.
Como especialista em produção solar fotovoltaica, projetos de eficiência energética, comercialização de energia e mobilidade elétrica, a GreenYellow apoia seus clientes em toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e financiamento até a operação de projetos de infraestrutura que lhes permitam produzir energia verde e competitiva, reduzir o seu consumo de energia e, assim, acelerar a sua descarbonização.
Operando em 15 países em quatro continentes, a GreenYellow está constantemente inovando para enfrentar os desafios das alterações climáticas e enriquecer a sua plataforma de oferta única e global.
No Brasil desde 2014, a empresa possui mais de 1 mil projetos de eficiência energética implementados e 280 MWp em projetos fotovoltaicos distribuídos em mais de 80 usinas.
Mais informações: http://www.greenyellow.com.br/