Acordo prevê fornecimento de energia renovável para centro de treinamento do Comitê por meio do mercado livre; iniciativa contribui para que o COB alcance metas de sustentabilidade e reduza emissões de CO2
Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia; Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia; Emanuel Rego, Diretor-Geral do COB; Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do COB
Crédito: Fernando Alvim / Divulgação Neoenergia
Rio de Janeiro, 15 de maio de 2025 – Depois de ampliar sua atuação no apoio ao esporte feminino no país, a Neoenergia acaba de anunciar a nova fase da parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Desta vez, a união das duas marcas tem foco no fornecimento de energia elétrica 100% renovável, no mercado livre, até o fim do ano para o Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. O fornecimento de energia renovável permitirá ao COB zerar as emissões relacionadas ao escopo 2, que trata especificamente do consumo de energia elétrica, com redução das emissões em torno de 100 toneladas de CO2 no ano, o que corresponde a 2.146 viagens aéreas entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, o COB terá uma economia de cerca de R$ 1,4 milhão nos gastos de energia do CT até o fim do ano.
Desta forma, a iniciativa contribui para o COB atingir o compromisso estabelecido, em 2020, com o movimento Esporte pela Ação Climática (Sports for Climate Action – S4CA), em que visa diminuir ou compensar em 50% as emissões de gases de efeito estufa da organização até 2030. O fornecimento de energia para o CT começou em março deste ano.
Protagonista da transição energética no Brasil, a Neoenergia abastecerá o espaço, até o fim deste ano, com 2.049.387 kWh de energia com certificado I-REC de matriz totalmente renovável, o que equivale ao consumo anual de mais de 1.300 residências populares. O I-REC (International Renewable Energy Certificate) é um certificado globalmente reconhecido que garante a origem renovável da energia utilizada. A geração será fornecida por Neoenergia Oitis, complexo eólico formado por 12 parques, nos estados do Piauí e da Bahia. A estrutura de produção de energia eólica é a maior em operação da Neoenergia, e uma das mais importantes do país.
"As fontes renováveis de energia representam o melhor caminho para uma transição energética no país. A parceria com o COB reafirma nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Seguimos desempenhando um papel ativo na descarbonização com soluções, como a migração para o mercado livre de energia, que utilizam fontes de origem limpa, contribuindo para a redução das emissões de CO2", afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia. Recentemente, a companhia conquistou o segundo lugar no ranking geral do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), sendo a primeira entre as empresas do setor elétrico.
Para o campeão olímpico e diretor-geral do COB, Emanuel Rego, a parceira com a Neoenergia reforça o compromisso em ampliar a cultura de sustentabilidade no esporte brasileiro. "Ter energia elétrica 100% renovável no CT, por meio da Neoenergia, é mais um avanço e um impacto importante em nossas operações. Estamos trabalhando para fortalecer a cultura de sustentabilidade em todos os níveis do COB, no cotidiano dos nossos colaboradores, nos processos de trabalho, nos eventos realizados e nas missões", disse Emanuel.
"Ter parceiros e patrocinadores engajados na sustentabilidade só reforça o nosso compromisso e a vontade de amadurecer nesse sentido. Para nós, é um imenso orgulho que a casa dos atletas brasileiros esteja alinhada aos princípios ambientais", afirmou Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do COB.
Mais apoio ao esporte feminino no Brasil
Além de contribuir para o COB atingir as metas de sustentabilidade no CT Time Brasil, a parceria entre o Neoenergia e o COB, anunciada em julho do ano ado, permite à empresa ampliar sua atuação para fortalecer ainda mais o esporte feminino no país. A iniciativa beneficia principalmente as atletas mulheres, inclusive aquelas que representam o Time Brasil. Dessa forma, o patrocínio consolida a liderança da Neoenergia como a companhia que, hoje, é reconhecida, no setor de energia, como a que mais apoia o esporte feminino no Brasil.
"Nossa parceria com o COB representa a união de duas marcas sólidas que posicionam o esporte brasileiro como uma das principais referências em sustentabilidade. Nossa estratégia de marketing está alinhada a um modelo de negócio que valoriza duas agendas importantes da sociedade contemporânea: a sustentabilidade e a igualdade de oportunidades", afirma Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.
....................................................
..........................................
Parceria por pilares ESG
POR SÔNIA ARARIPE E FELIPE ARARIPE
No mesmo Parque Olímpico, que abrigou em Rio 2016 verdadeiras "maquinas de medalhas", como o nadador norte-americano Michael Phelps, o foco, desta vez, era destacar o esporte como alavancador não só de vitórias, mas também de ações que promovam pilares da sustentabilidade. Além do pilar ambiental, pelo anúncio da energia renovável, outras forças sustentáveis também estiveram presentes.
A começar pela liderança da campeã olímpica do pentatlo, Yane Marques (Foto acima: Yane entre o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui e o Diretor-Geral do COB, Emanuel Rego/ por Felipe Araripe- Plurale), hoje como vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil, a primeira mulher no cargo.
E também da fala de improviso da campeã do judô - Ketleyn Quadros (Foto acima/ Por Felipe Araripe - Plurale), medalhista de bronze em Pequim e em Paris. "Estou sendo pega aqui meio de surpresa. A Neoenergia proporcionou para a gente não só essa energia sustentável como uma força e superação para todas nós mulheres. Fico muito feliz desse apoio. É muito gratificante para nós atletas contribuir com empresas que sonham com a mesma coisa que a gente. É sempre cada vez melhor, lutando por um país melhor e, claro, com muitas medalhas assim."
O CEO da Neonergia, Eduardo Capelastegui, destacou o apoio da marca ao futebol feminino e também para atletas de alto rendimento que são todas campeãs em suas modalidades. A Neoenergia também fomenta o esporte feminino por meio do Time Neoenergia que já tem oito atletas de diferentes modalidades esportivas. A iniciativa contribuiu, por exemplo, para a classificação de três desportistas aos Jogos Olímpicos Paris 2024. São oito Ana Vitória Magalhães, a Tota (ciclismo); Bruna Kajiya (kitesurfe); Mirelle Leite (atletismo); Ana Marcela (águas abertas); Celine Bispo (natação); Antonia Silva (futebol); Bia Souza (judô) e Rayane Soares (atletismo paralímpico).
Vídeos institucionais mostraram as ações da Neonergia no apoio aos esportes e também do Time Brasil na Jornada ESG. E, para encerrar, a visita do mascote do Time Brasil, a onça-pintada Ginga, com braçadeira do Time Neoenergia, distribuindo abraços e simpatia. Em ano de COP30, com o Brasil procurando destacar protagonismo nesta agenda, foi fecho de festa - como um encerramento de Olimpíadas.